10 métodos mais brutais de execução da antiga civilização
Qual é a história ficcional do "Necronomicon"?
Harlem Shake sangrento
As gêmeas das Harpas tocando clássico do Iron Maiden
Notícias e Sugestões

Envie para o e-mail augustotedardi@gmail.com

Livro - O que é Etnocentrismo

quinta-feira, janeiro 17, 2013 por


O etnocentrismo ocorre quando o individuo ou grupos sociais que compartilham dos mesmos costumes descriminam outros grupos, julgando serem melhores, por suas condições sociais, valores, diferentes manias e hábitos e por suas crenças. Este modo de pensamento é extremamente preconceituoso. Desta maneira o individuo ou grupo vê o mundo baseando-se em sua cultura, tendo como resposta a prepotência de considerar a sua maneira de viver como a mais superior e mais natural perante as demais culturas.

Este conceito é causado pelo "estranhamento" entre as culturas, pois o ser humano tem uma grande tendência de repudiar aquilo que não faz parte da sua cultura, e assim acaba fazendo um "prejulgamento" do que é desconhecido. Nesta linha de pensamento, o homem tem a tendência de separar as coisas geralmente em grupos, o do "eu", o "nós" e o dos "outros". De acordo com o livro, isto acontece quando há uma mistura de elementos emocionais (tratando-se de sentimentos como a diferença e estranheza) e intelectuais (dificuldade de pensar a diferença). Contudo, é inevitável o choque cultural, pois as culturas naturalmente possuem estruturas distintas, dando os significados da vida de maneiras diferentes.

A obra "O que é Etnocentrismo" é muito importante por fazer parte da nossa realidade atual. Não só como teoria, mas também como prática, esse livro nos mostra que não existem grupos superiores ou inferiores e sim diferenças entre eles. Determinado grupo pode até parecer "menos desenvolvidos" em alguns aspectos, se comparado a outros, entretanto, possivelmente é mais adaptado a determinado lugar, além de não ter certos problemas de grupos que se dizem "superiores".

ÚLTIMAS MATÉRIAS

Veja o post
Notícias e Sugestões

Envie para o e-mail augustotedardi@gmail.com